segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

versos





PERGUNTA

Espelho
espelho meu,
dizei - me se há alguém
mais atrapalhada,
mais confusa,
mais entusiasmada,
mais preguiçosa,
mais esquisita,
mais animada,
mais perdida,
mais alegre
e mais apaixonada
do que eu?

RECLAMAÇÃO

Quando eu era criança,
todos me perguntavam:
- O que você vai ser quando crescer?

Agora me olham
com cara de cobrança
e insistem:
- O que você pretende fazer da vida?

Mas que falta de imaginação!
Será que essa gente
não tem nada de diferente
para me pergunta?

BOLETIM

Chega uma hora
em que não dá mais
pra gente fugir do assunto.
Meio mundo da família,
pai e mãe, irmão e tia,
com olhares de cobrança,
pedem o troco da esperança
que jogaram sobre nós.

E então começa a guerra.
É a equação conjugada
em português matemático,
são matérias inexatas
e ciências desumanas.
É a cara da professora
que brigou com o namorado.
São as nites maldormidas
de estudo ou de medo.
é o tormento renovado
do semestre que se acaba
ou do ano que termina.

Tempo de unha roída,
de culpa e de sofrimento.
Coração sempre apertado,
dias com dor de barriga,
noites com falta de ar.

A vida fica um sufoco
até a hora temida em que a ángustia vira nota.
Amanhã... hoje... agora!
O olhar sabe de cor
onde o nome está na lista.
E então... lá vamos nós
com a cara e a covardia.

Um, dois, três... não acredito!
Aquela nota é um oito!
Não é possível, meu Deus!
É possível! É possível!
Aquele oito sou eu!

RECADO

Vocês podem me falar.
Vocês podem me explicar.
Vocês podem me ensinar.
Vocês podem me pedir.
Vocês podem me exigir.
Vocês podem me ordenar.
Vocês podem me forçar.
Vocês podem me obrigar
a fazer o que eu não quero.

Só não venham, por favor,
me dizer o que eu quero!

CORRESPONDIDO AMOR

Beo é acordar
num domingo de inverno
com o sol no coração
e um envelope amarelo
esperando no portão.

Carta de namoardo
é a felicidade mais pura!
Prazer intenso, emoçao que dura,
certeza de ser amada
por escrito e por extendo.

Paixão que treme no olhos
(pra que gastar tanta cola?),
amor que queima nas mãos
(...grudaram todas as folhas!),
carta de namorado é a glória
(ai, que letra mais horrível...)
até mesmo quando a gente
não consegue entender nada!

DRAMA

Eu sei que ela é como eu.
Afinal, a gente se conhece
desde o dia em que nasceu.
Pai vizinho, mãe comadre,
mesma rua, mesma infância,
mesma turma, mesma escola.

Eu sei que ela é como eu.
Brinquedos e jogos iguais,
passeios de bicicleta,
aventuras de quarteirão.
Repartidas descobertas,
segredos a quatro mãos.

Eu sei que ela é como eu.
E sei também, por saber
de ideia e de coração,
que por mais que ela disfarce
gosta de mim pra valer,
não como amiga ou irmã.

Então por que (eu pergunto)
faz de conta não querer
ser a minha namorada?

Sendo assim tão como eu
não é justo me trocar
por um idiota grandão,
só porque eu não sou mais velho
do que a nossa emoção.

ESTAÇÃO PRIMAVERA

[...] Ser é um saber que respira no peito.
Dor é o sabor de um encanto desfeito.
Amar é saber o sabor de um cheiro.
A alegria se colhe na mão companheira,
a solidão se semeia á beira do amor.
De: Carlos Queiroz Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário